Esteróides Anabolizantes No Esporte

Pesquisado pelo aluno Vinícius Alves Madruga, aluno do curso de educação física da Universidade Uniandrade Curitiba Paraná.

Os hormônios esteróides anabólicos androgênicos ( EAA ) compreendem a testosterona e seus derivados, eles são produzidos nos testículos e no córtex adrenal e nas mulheres no ovário.

Na medicina, os EAA são utilizados geralmente no tratamento do câncer de mama e da osteoporose. Nos esportes são utilizados para o aumento da força física e da massa muscular.  Os EAA podem causar diversos efeitos colaterais, como psicopatologias, câncer de próstata, doença coronariana e esterilidade. Estudos epidemiológicos apontam à problemática acerca do uso de EAA. Alguns autores referem os esteróides anabolizantes como derivados sintéticos da testosterona que possuem atividade anabólica ( promoção do crescimento ).

O uso de esteróides anabolizantes foi usado pela primeira vez em 1935 por Ruzica e Weltstein e com ajuda da publicidade foi se espalhando para o mundo todo e por todas as modalidades esportivas.

os efeitos colaterais são: mudanças súbitas de temperamento e síndrome comportamental dentro e fora do esporte. Dentre esses efeitos estão a irritabilidade, raiva e hostilidade, e sintomas cognitivos como distração, esquecimento e confusão. E em casos de excessos de EAA podemos citar a esquizofrenia aguda e a paranóia e depressão. E nas mulheres amenorréia, aparecimento de acne, pele oleosa, crescimento de pêlos na face, modificação na voz e calvície masculina, além de hipertrofia do clitóris e voz grave.

E as doenças infecto- contagiosas do uso compartilhado de seringas.

Efeito de aparecimento de hematoma hepático e subseqüentemente hemorragia.

O aumento da espessura do septo interventricular e do índice de massa do ventrículo esquerdo, conservando as suas funções.

Milhões de jovens usam EAA em todos os países principalmente nos Estados Unidos ( EUA ).

Conclusão:

Os  EAA usados corretamente com acompanhamento médico podem trazer benefícios. Nos esportes o destaque é certo sua massa muscular aumenta sua força física, mais tudo está relacionado á retenção de fluidos corporais.

Os efeitos colaterais são normais e evidentes com o mau uso dos EAA em excesso, dores acima do recomendável, causando danos irreversíveis a saúde  física e mental.

Com o mercado negro, as farmácias, lucram com vários atletas, crianças usando os EAA, sem prescrição médica.

E por mais que os países combatam, a venda dos EAA eles sempre estarão por ai apenas varia da pessoa saber procurar, pois não é difícil de encontrar.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: